A menopausa é uma etapa muito delicada para a saúde mental e física, um período de transformações que traz novas necessidades. Algumas dessas mudanças podem ser afrontadas e paliadas com certas medidas.
Além do exercício, a higiene mental e a socialização muito se pode fazer com uma alimentação rica em nutrientes que o organismo vai precisar nesta fase como Vitaminas C, A, D e E, muito cálcio e proteínas ( para os ossos e músculos), fitoestrogênios e sais minerais.
Incorporar essas substâncias na alimentação requer a incorporação de vegetais principalmente, especialmente frutas (cuja variedade oferece tambem grande variedade de vitaminas) e verduras ao em vez de alimentos de origem animal que tem um monte que devem ser evitadas.
Espinafre, couve, brócolis e agrião são uma rica fonte de cálcio. Já a soja, a lentilha, o feijão e o grão de bico são recomendáveis por serem ricos em hormônios femininos chamados fitoestrogênios que aliviam alguns sintomas neste período, e além disso são uma boa alternativa a carne como fonte de proteínas.