
Cosméticos e maquiagens são ótimos recursos para atenuar as cicatrizes mais evidentes.
Os tratamentos indicados para retirada são na sua maioria feitos no consultório do próprio dermatologista. Este profissional por sua vez deve explicar aos pacientes os resultados reais dos possíveis tratamentos, para que este não alimente esperanças sem fundamento.
A remoção cirúrgica da cicatriz é indicada para cicatrizes largas e amplas, o resultado desse procedimento é formar uma cicatriz mais estreita e curta e menos anti-estética.
Dermobrasão é a técnica indicada principalmente para cicatrizes de acne, tatuagem, cicatrizes cirúrgicas, rugas e cicatrizes da varicela/ catapora. A cicatriz é abrasada ou lixada de forma que as camadas superficiais da pele se tornem mesmo explicitas. A recuperação exige 2-3 semanas e são necessárias varias sessões para corrigir a cicatriz favoravelmente.
Para aquelas cicatrizes que têm depressões, o tratamento mais indicado é o preenchimento que recheiam essas lacunas fazendo o aspecto da pele mais natural. Podem ser feitos preenchimentos de efeito temporário ou prolongado, sintético ou de origem animal. Não requer muito tempo de recuperação, e o paciente poderá voltar às atividades normais imediatamente.
Para cicatrizes profundas de acne é bastante utilizado o micro-enxerto que é uma espécie de transplante de pele saudável para a área da cicatriz.
Normalmente a pele utilizada para preencher a cicatriz é retirada de atrás da orelha utilizando um delicado instrumento, o punch.
Para cicatrizes queloideanas e hipertróficas é utilizada a criocirurgia e a infiltração de corticosteróide, que consistem no congelamento da cicatriz e na infiltração de uma substancia chamada corticosteróide com o objetivo de reduzir seu tamanho. Essas cicatrizes geralmente são duras e de cor rosada; aparecem principalmente nas peles escuras e orientais