RSS

Hábitos saudáveis reduzem risco de câncer de mama

Hábitos saudáveis reduzem risco de câncer de mama
Hábitos saudáveis reduzem risco de câncer de mama, é o que diz uma matéria publicada pelo UOL Notícias.
As mulheres podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama até pela metade se ficarem atentas ao peso, exercitarem-se diariamente, amamentarem seus bebês e limitarem o consumo de bebida alcoólica, diz um novo relatório, divulgado pelo American Institute for Cancer Research.
O documento atualiza uma análise de 2007 de mais de 800 estudos, acrescentando informação de 81 novas pesquisas, disse Susan Higginbotham, diretora de pesquisa do instituto.
As medidas preventivas incluem manter um peso corporal saudável, participar de atividades físicas, com 30-60 minutos de duração diariamente, amamentar os filhos e limitar a ingestão de álcool a apenas um drinque por dia. [Melhor seria a abstinência.]
O papel dos hormônios no câncer de mama, incluindo a terapia hormonal pós-menopausa e os contraceptivos orais, não foi examinado. “Isso nos deixa mais certos do que nunca de que nossas escolhas diárias podem nos proteger do câncer de mama”, disse Higginbotham.
Para reduzir o risco de câncer em geral, disse ela, a alimentação deve ser em grande parte baseada em plantas, com ênfase em frutas, vegetais, feijão e grãos integrais, e carne vermelha limitada. [Também se pode, com melhores resultados ainda, eliminar a carne da dieta.]
As recomendações são baseadas em estudos que observaram associações entre os comportamentos e um risco reduzido de câncer de mama. No entanto, esses estudos não comprovam uma relação de causa-efeito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS